Eudaldo Lima
Eudaldo Silva Lima, conterrâneo de Eulálio Motta, nasceu no distrito de Alto Bonito, Mundo Novo-BA, no ano de 1909 e faleceu em 1988. Filho de Lucinda Guimarães da Silva e Apolônio Silva Lima, viveu sua infância com seu conterrâneo e amigo, Eulálio Motta, pois residiam na mesma fazenda, a qual pertencia ao pai de Motta. Estudou da primeira à quarta série na escola particular de Dona Zizinha, fez o curso secundário na Escola Normal Missionária, em Ponte Nova, e o curso pré-teológico no José Manoel da Conceição, o Mackenzie, em São Paulo. Completou o curso teológico na Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana do Brasil, Campinas-SP, e frequentou um curso de especialização em Teologia Pastoral, nos Estados Unidos da América. Foi eleito vereador de Campo Formoso-BA pela antiga UDN, tornou-se presidente da Câmara Municipal de 1945 a 1949, em 1943, foi nomeado Prefeito e foi Oficial do Registro de Imóveis por três anos. Também, era escritor e biógrafo, além de atuar como pastor presbiteriano em Campo Formoso-BA.
Ainda na Bahia, em Salvador, Eudaldo Lima atuou como pastor da Igreja Presbiteriana da Bahia, de 1950 até 1960, quando em 21 de abril de 1961, dia de seu aniversário, foi a inauguração de Brasília e lá tomou posse de encargos. Ainda na Bahia, na parte pedagógica, ministrou aulas de Latim e Português nos colégios Estadual da Bahia (Central) e Dois de Julho. Além disso, atuou também como escritor, conferencista, orador, tradutor, memorialista, professor, ficcionista, poeta, ensaísta, pensador religioso, missionário evangélico. O acervo de Eulálio Motta conta com um livro de sua publicação, por nome Romeiros de meu caminho, publicado em Brasília, no Itamarati, em 1981.
Também escreveu o livreto Razões da Minha Religião, datado de 1944 e publicado pela Casa Publicadora Norte Evangelico Garanhuns, de teor político e religioso, possivelmente em resposta a um panfleto referente à crônica da Ação Católica de Motta, Porque não sou protestante?. Por fim, Lima era bastante conhecido por seus sermões que mobilizavam a Igreja Presbiteriana e trazia fiéis para assisti-lo nas pregações.
REFERÊNCIAS
HINOLOGIA CRISTÃ. Eudaldo Silva Lima. [2018-] Disponível em: http://www.hinologia.org/eudaldo-silva-lima/. Acesso em: 15 out. 2025.
JATOBÁ, Tiago F. O vento da mudança sobre o Morro dos Alecrins: reação católica à instalação dos presbiterianos em Campo Formoso – Bahia, primeira metade do século. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Jacobina, 2011.
SANTIAGO, Stephanne C. Meu caro Eudaldo: edição dos rascunhos de cartas do caderno Farmácia São José, de Eulálio Motta. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2021.